quarta-feira, 23 de julho de 2014

Tutorial: Nebulosa na garrafa

Oi geeentee... Esta é a primeira postagem oficial do it like it is, e eu queria começar com o pé direito, com algo que todos gostam: Tutoriais!!11!1!
E outra coisa que todos admiram, mas poucos sabem o que realmente são: Nebulosas
Há vários tipos de nebulosas...


Nebulosas de emissão:
Estes são alguns dos objetos mais impressionantes da nossa Galáxia, belíssimas nuvens de gás hidrogênio e poeira que emitem radiação luminosa devido às estrelas que estão no seu interior. Elas são as nebulosas de emissão, muitas apresentando uma característica cor vermelha, como a nebulosa de emissão Omega mostrada acima.


Nebulosas de reflexão:
Outras maravilhas da nossa Galáxia são as nebulosas de reflexão. Nuvens de gás e poeira que refletem a luz das estrelas que estão na sua vizinhança. Existem muitas destas nebulosas no plano da nossa Galáxia entre elas a nebulosa de reflexão Corona Australis mostrada na imagem.



Nebulosas escuras:
As nebulosas escuras, como a famosa nebulosa Cabeça do Cavalo mostrada acima, são regiões com uma alta concentração de poeira interestelar. Nuvens com grande concentração de poeira e moléculas é que dão origem às estrelas. São berçários estelares.


Nebulosas planetárias:
As estrelas evoluem durante toda a sua vida até que chega o momento em que se aproxima o final de sua existência. Algumas explodem como supernovas enquanto que outras se transformam em nebulosas planetárias, como a nebulosa planetária "Olho de Gato" mostrada na imagem, ejetando os gases da superfície da estrela e deixando um objeto central que mais tarde se transformará numa estrela anã branca.

(Fonte: EAD - Astrofísica Geral 2013, Observatório Nacional)

É claro que você vai querer ter um dos elementos mais lindos do Universo no conforto de sua casa, então anote os ingredientes o necessário:


Uma garrafa transparente
Água
Tintas e/ou corantes das cores desejadas (eu escolhi azul, roxo e rosa (misturei o azul e o rosa para o roxo))
Algodão (nossa matéria prima)
Uma espatula ou palito
 (eee Glitter *-*)
(gostaria de ressaltar que a quantidade dos ingredientes tem que ser de acordo com o tamanho da sua garrafa)

(desculpe a resolução)

A primeira coisa a fazer é escolher a cor da primeira camada da sua nebulosa, eu escolhi azul. Dilua o corante (ou a tinta) na água em um copo separado (se você tiver um funil, se não, dilua na própria garrafa) até obter a tonalidade desejada; coloque na garrafa (quantidade desejada, eu sugeriria um terço)


Em seguida coloque o algodão, use um palito (ou algo comprido e fino) para "empurrar" o algodão e ajustá-lo a garrafa (uma dica, sugiro que use bastante algodão na primeira camada, para que as próximas não decantem (fato que ocorreu comigo)), adicione glitter sempre que quiser... Você terá algo como a foto ao lado...



Repita o processo com a segunda, terceira (quarta, quinta...) camada, lembrando de que quanto mais algodão você colocar, menos chances terá das camadas superiores decantarem....






Este é o resultado final... Bem simples e prático... Espero que tenham gostado (gostaria de dar os créditos ao blog Poá e Glitter)

Bem, é isso... Vejo vocês de novo daqui alguns dias (não demorarei a escrever de novo, I (will try to) swear)... Abraços cheios de magia :3 (ou não...)

Alguma dúvida? Deixe nos comentários... Vou adorar respondê-lo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...